Tuesday, 6 March 2018

Sistema de comércio da alemanha


Navegação.


Pesquisa.


Europa.


A economia.


Energia.


Comércio exterior.


O Mundo Digital e a Inovação.


O setor das PMEs.


Formação profissional e profissão.


Serviços de informação, ajuda e suporte.


Bem-vindo ao Ministério Federal da Economia e da Energia.


Sala de mídia.


Hiperlinks internos para navegação.


Promoção do comércio exterior e do investimento.


Introdução.


Outros tópicos Política das PME Política das PME europeias Política comercial Cooperação internacional Direito do Comércio Exterior e do Investimento Setores da indústria Iniciativa de exportação Energia Consultoria e financiamento Financiamento das PME Política Econômica Européia As Cúpulas Econômicas da OCDE (G7, G20) mostram mais.


O governo federal apoia as tentativas das empresas alemãs de desenvolver e garantir mercados estrangeiros com uma ampla gama de instrumentos para promover o comércio e o investimento estrangeiros.


O sistema alemão de promoção do comércio exterior e do investimento caracteriza-se por uma divisão de responsabilidades entre o setor privado e o setor privado. Várias instituições, como as câmaras de comércio alemãs no exterior, as missões estrangeiras e a Alemanha Trade and Invest (GTAI), trabalham em conjunto para oferecer o melhor apoio possível às empresas alemãs.


Iniciativas de exportação e programa de desenvolvimento de mercado.


Os serviços de promoção de exportação do Ministério dos Assuntos Econômicos ajudam as pequenas e médias empresas a desenvolver novos mercados no exterior. O programa atende a indústrias voltadas para o futuro, como energia, tecnologia ambiental, saúde e segurança civil, mas também para indústrias mais tradicionais. Módulos coordenados permitem que as empresas escolham as medidas certas para eles. O programa de desenvolvimento do mercado destina-se a PME em todos os setores; as iniciativas de exportação (para energia, tecnologia ambiental, saúde, tecnologias de segurança civil) se concentram em indústrias específicas.


Programa de feiras estrangeiras.


Com o objetivo de promover o comércio exterior, a República Federal da Alemanha participa em feiras e exposições selecionadas no exterior. Por exemplo, a Federação irá cobrir parte dos custos de stands de exposições conjuntas operados por várias PME em conjunto, para que estes possam estar envolvidos em feiras no exterior e ter acesso a novos mercados. No primeiro semestre de cada ano, o ministério trabalha com a Associação da Feira de Feiras de Alemanha (AUMA) para decidir quais feiras e exposições em particular no exterior serão disponibilizadas nos próximos anos.


Garantias de crédito à exportação ("seguro Hermes")


O Governo Federal apoia os exportadores alemães, mediante o fornecimento de seguro para os seus pedidos de pagamentos no exterior. As empresas alemãs usam garantias de crédito à exportação para assegurar operações de exportação contra riscos econômicos e políticos.


Após a sua aplicação e em troca de uma taxa, o Governo Federal também oferece garantias de investimento para empresas com sede na Alemanha e decidiram investir no exterior, mas desejam se proteger contra riscos políticos. O governo só emitirá garantias se o investimento gozar de um nível adequado de proteção sob a legislação do país relevante.


Câmaras bilaterais de indústria e comércio.


As câmaras bilaterais alemãs, as delegações e os escritórios de representação têm 130 agências em 90 países para apoiar as atividades das empresas alemãs em mercados estrangeiros. Essas instituições trabalham no interesse das economias da Alemanha e do país anfitrião e oferecem serviços abrangentes para promover negócios em ambos os sentidos. Eles também estão agindo no interesse público, assumindo a responsabilidade por um aspecto importante da promoção do comércio e do investimento estrangeiros alemães.


Alemanha Trade and Invest (GTAI)


No contexto da crescente concorrência global para atrair investidores, é importante comercializar a Alemanha como base para negócios e tecnologia. A Alemanha Trade and Invest é responsável por promover o comércio e o investimento estrangeiros da Alemanha e para comercializar o país para potenciais investidores. A empresa fornece informações sobre os mercados mundiais e seu abrangente serviço de informações oferece às empresas menores, em particular, uma base competente e confiável para tomar as decisões certas sobre como acessar esses mercados. Possui uma rede de pessoal estacionada em todo o mundo para pesquisar informações sobre mercados estrangeiros no local. Saber mais.


Fatos e números sobre promoção de comércio exterior e investimento.


hospeda uma câmara de comércio alemã.


exportar produtos e serviços; 97% destas são PME.


das exportações foram cobertas pelas garantias federais de crédito à exportação em 2018.


por cento maiores vendas no exterior.


foram alcançados pelas PME desde 2000.


Ministério dos Assuntos Económicos em diálogo.


Reforço das relações econômicas bilaterais.


O Ministério Federal da Economia e Energia está envolvido em um diálogo regular com instituições na Alemanha e no exterior que trabalham em questões de comércio exterior e investimento. Este diálogo visa não só promover relações econômicas bilaterais, mas também promover as atividades das empresas alemãs no exterior.


Importantes instrumentos de relações econômicas bilaterais incluem as comissões econômicas conjuntas e conselhos de cooperação e os grupos de trabalho sobre comércio e energia das comissões binacionais acordadas pelos governos dos países parceiros. Neste contexto, "conjunta" significa que os representantes dos governos e da comunidade empresarial (associações empresariais, empresas) participam dos eventos regulares. Os organismos trabalham para promover o comércio de bens entre os parceiros econômicos, intensificar as relações de investimento mútuo e impulsionar a transferência de tecnologia.


Pró! Iniciativa África Uma parceria equitativa em pé de igualdade.


Uma das duas áreas focais para a Presidência alemã do G20 foi a África, um continente de oportunidades. O Pro! A iniciativa africana apresentada pelo Ministério Federal da Economia e da Energia em 4 de maio de 2017 é apoiar o desenvolvimento econômico em África, fortalecer o crescimento sustentável e abrir caminho para uma maior cooperação e envolvimento do setor privado. Para este fim, os instrumentos experientes e testados da Alemanha para promover o comércio e o investimento estrangeiros serão implantados, a cooperação política aprofundada e os programas de financiamento bem-sucedidos abertos para a África. Um total de € 100 milhões deve ser disponibilizado para este fim.


Conselhos empresariais e fóruns empresariais.


Além das comissões econômicas conjuntas e dos conselhos de cooperação acordados entre os governos, há também muitos órgãos organizados de forma independente pela comunidade empresarial. Muitos destes assumem a forma de conselhos empresariais ou de fóruns empresariais (ver Federação das indústrias alemãs).


Conselhos de alto nível para formuladores de políticas encomendados pelo Ministério dos Assuntos Econômicos.


As equipes de assessoria alemãs estão trabalhando em nome do Ministério dos Negócios Estrangeiros na Ucrânia, na Moldávia, na Bielorrússia e na Geórgia para elaborar recomendações específicas para a ação dos decisores de alto nível. Sua principal tarefa é fornecer apoio contínuo e orientação aos processos de reforma econômica nesses países. Seu trabalho é orientado para a demanda, eles colaboram estreitamente com as principais instituições nacionais de pesquisa e organizações internacionais, e fornecem análises imparcial dos problemas atuais da política econômica. O foco principal dos conselhos de alto nível para os formuladores de políticas é a política monetária e cambial, a gestão da dívida e as perspectivas para o desenvolvimento do setor privado e, em particular, das PME. Desde 2007, o mandato do projeto foi expandido para incluir a promoção direcionada do comércio e do investimento estrangeiros e o amplo trabalho de relações públicas.


Sites externos: GTAI - Germany Trade Invest GmbH.


Fortalecendo o comércio internacional e reduzindo barreiras.


Iniciativas de exportação: encontrar novos mercados.


Os serviços de promoção de exportação do Ministério dos Assuntos Econômicos ajudam as pequenas e médias empresas a desenvolver novos mercados no exterior. O programa atende a indústrias voltadas para o futuro, como energia, tecnologia ambiental, saúde e segurança civil, mas também para indústrias mais tradicionais. Módulos coordenados permitem que as empresas escolham as medidas certas para eles.


Mais e mais PMEs se arriscam no exterior. Eles querem particularmente desenvolver e garantir novos mercados. E as estatísticas mostram que eles são bem-sucedidos: as vendas no exterior pelas PME aumentaram 39,9% entre 2000 e 2018, para € 201,0 bilhões. As empresas que desejam ter sucesso ao vender produtos de nicho no exterior têm perspectivas particularmente boas: a Alemanha tem 1.300 campeões ocultos - líderes do mercado mundial de pequenas e médias dimensões nos campos de equipamentos elétricos, engenharia mecânica e produtos industriais.


A principal força motriz para o sucesso nos mercados estrangeiros é sempre o próprio esforço da empresa. Eles precisam ser capazes de confiar em um bom produto, uma estratégia promissora e um financiamento confiável.


Uma ampla gama de suporte para empresas.


O Ministério Federal da Economia e da Energia apoia as empresas alemãs de várias maneiras: e. sob a forma de medidas de política comercial que facilitam o acesso aos mercados estrangeiros. Em particular, o ministério oferece serviços para ajudar as empresas a desenvolver mercados estrangeiros ao longo de toda a cadeia de negócios de exportação.


O programa de desenvolvimento do mercado destina-se a PME em todos os setores; as iniciativas de exportação (para energia, tecnologia ambiental, saúde, tecnologias de segurança civil) se concentram em indústrias específicas. Esses serviços estão agora melhor coordenados, em termos de conteúdo e estrutura, e podem ter um impacto mais direcionado. Essa força combinada também pode ser vista na nova marca "Mittelstand global". Ele traz duas abordagens em conjunto: por um lado, o programa horizontal de desenvolvimento do mercado de PMEs e iniciativas de exportação em principais campos avançados como tecnologia verde, saúde e segurança civil. Por outro lado, a Iniciativa de exportação de energia específica do setor, que promove o potencial de mercado das tecnologias energéticas alemãs no exterior.


O módulo certo para todos.


As medidas promocionais do Ministério dos Negócios Estrangeiros proporcionam às PME a ajuda de que necessitam, pois visam os mercados estrangeiros. Os serviços incluem:


conselhos sobre os principais passos a serem realizados antes de se envolverem em informações específicas do setor de relações internacionais em segmentos-alvo no exterior, contatos específicos com parceiros de negócios internacionais em Alemanha e no exterior, que permitem que as PME apresentem seus produtos, produtos e serviços para um público experiente.


Geschäftsstelle Markterschließung KMU.


c / o Bundesministerium für Wirtschaft und Energie.


+49 228 99 615 4291.


& # 169; Getty Images / DANNY HU.


Iniciativas de exportação: encontrar novos mercados.


É possível fazer negócios estrangeiros.


Financiamento e seguro.


O governo federal ajuda as empresas alemãs em todos os setores e bancos a implementar e financiar projetos internacionais. Isso abrange financiamento e seguro de exportações e investimentos.


Ao concluir os acordos de investimento bilaterais com as economias em desenvolvimento e emergentes, o Governo Federal cria um ambiente estável para o investimento estrangeiro estrangeiro. Os tratados proporcionam aos investidores uma proteção legal abrangente para seus investimentos de acordo com o direito internacional e facilitam as PME em particular a desenvolver mercados estrangeiros. Além disso, eles formam a pré-condição básica para a assunção de garantias federais para o investimento estrangeiro estrangeiro direto, a fim de cobrir os riscos políticos.


Em 5 de novembro de 2018, o gabinete adotou pontos-chave para uma nova estratégia de exportação. As medidas reforçam a competitividade das empresas alemãs que oferecem lances em projetos estratégicos de grande escala no exterior. Como primeiro passo, a vida foi facilitada para as empresas que desejam assegurar entregas em projetos no exterior.


Garantias de crédito à exportação ("seguro Hermes")


O Governo Federal apoia os exportadores alemães, mediante o fornecimento de seguro para os seus pedidos de pagamentos no exterior. As garantias de crédito à exportação do governo federal (denominadas "garantias de Hermes") são um elemento importante da política da Alemanha de promover as exportações. As empresas alemãs as utilizam para assegurar transações de exportação contra riscos econômicos e políticos. Ao fornecer seguro de crédito à exportação, o Governo Federal está operando em um campo geralmente reservado para o setor privado. No entanto, as seguradoras privadas não fornecem seguro adequado para muitas exportações, particularmente para as economias em desenvolvimento e emergentes. O governo federal é um parceiro confiável e fecha essa lacuna.


Garantias de investimento.


A pedido, o Governo Federal fornece garantias para investimentos de empresas de origem alemã em economias em desenvolvimento e emergentes e países em transição anteriores, a fim de assegurar os seus riscos políticos. O investimento deve ser elegível para assistência e gozar de proteção legal adequada. Os riscos comerciais não são cobertos.


Garantias para empréstimos financeiros desvinculados.


Os empréstimos financeiros desvinculados, para os quais a Federação pode fornecer garantias mediante pedido, são empréstimos de instituições financeiras com sede na Alemanha (e também de bancos estrangeiros sob certas condições prévias) aos devedores estrangeiros. Eles servem para financiar projetos elegíveis no exterior ou projetos comerciais específicos que sejam do interesse particular da República Federal da Alemanha. Os empréstimos financeiros desvinculados não estão vinculados a suprimentos ou serviços alemães. Mas eles não devem servir a liberação de obrigações relativas a transações domésticas ou estrangeiras relacionadas a bens e serviços (reescalonamento da dívida).


Impulsionando oportunidades para competir por projetos de grande escala.


Apoio estratégico a projetos no exterior.


Os instrumentos alemães para promover o comércio exterior e o investimento provaram basicamente o seu valor. No entanto, há uma tendência crescente que, quando se trata de licitação para projetos em grande escala, concorrentes de países terceiros são cada vez mais apoiados por seus governos e fornecem extensos pacotes de financiamento, colocando as empresas alemãs em desvantagem.


Foi contra este pano de fundo que o Ministério Federal da Economia e da Energia encomendou um estudo que inclua uma avaliação de como as empresas alemãs se ocupam quando querem se envolver em grandes projetos internacionais nos campos de construção, maquinário e construção de usinas, ferrovias, planejamento e consultoria, e eletrônica e engenharia elétrica. O estudo descobriu que um novo impulso é necessário para melhorar a competitividade das empresas alemãs que desejam se envolver em grandes projetos estratégicos no exterior. Você pode encontrar o estudo aqui (em alemão).


O estudo apoia o documento de estratégia intitulado "Um novo estímulo para propostas para grandes projetos internacionais estratégicos - melhorando as chances da Alemanha" que foi aprovado pelo governo federal em 5 de outubro de 2018. Em particular, os pontos principais incluem as seguintes medidas:


o apoio político dos projetos no interesse estratégico da República Federal da Alemanha deve ser melhor coordenado. é necessário utilizar melhor os instrumentos existentes para promover o comércio e o investimento estrangeiros, e esses instrumentos devem ser complementados em certos casos, em casos individuais, os instrumentos para financiar projetos estrategicamente relevantes devem ser complementados por meio de empréstimos de grande porte com juros baixos, as iniciativas internacionais para o desenvolvimento das regras de financiamento das exportações devem ser intensificadas.


Novo escritório para "Projetos estratégicos no exterior"


Por uma decisão do gabinete de 14 de dezembro de 2018, o Secretário de Estado Matthias Machnig foi nomeado Coordenador do Governo Federal para projetos no exterior que são de interesse estratégico para a República Federal da Alemanha. Desde 1 de janeiro de 2017, foi assessorado neste trabalho por um novo escritório para "Projetos Estratégicos no Exterior" na Direção Geral de Política Econômica Externa do Ministério Federal da Economia e Energia. A iniciativa baseia-se em estreita cooperação com as empresas relevantes e as associações empresariais. Foi criado um comité interministerial para coordenar questões relacionadas à importância estratégica de projetos específicos.


Oportunidades comerciais através de organizações internacionais.


Apoio às empresas alemãs em concursos internacionais.


O Governo Federal aconselha e apóia as empresas alemãs à medida que procuram contratos anunciados pelas Nações Unidas, pelo Grupo do Banco Mundial, bancos de desenvolvimento regional e outras organizações internacionais.


Como um dos principais compradores mundiais, as Nações Unidas adquirem bens e serviços no valor de mais de US $ 17 bilhões a cada ano. Os principais centros de compras são Nova York, Copenhaga, Roma e Genebra, e a aquisição é realizada de forma descentralizada pelas diversas agências da ONU.


É dividido equitativamente entre bens e serviços. Os principais produtos comprados pela ONU são produtos farmacêuticos, alimentos e serviços de construção, e os principais serviços utilizados estão no campo de transporte, tecnologia e serviços administrativos.


As câmaras de comércio bilaterais em Nova York, Copenhague e Milão (para Roma) oferecem um apoio abrangente às empresas alemãs que oferecem contratos internacionais.


Em Nova York e em Genebra, funcionários das representações permanentes das Nações Unidas (pessoal destacado do Ministério dos Assuntos Econômicos) também são responsáveis ​​por questões de aquisição. Eles ficam em contato com os escritórios relevantes da ONU e estão disponíveis como contato para empresas alemãs.


Grupo do Banco Mundial.


O Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (IBRD), a Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA), a Corporação Financeira Internacional (IFC), a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA) e o Centro Internacional de Liquidação de Disputas de Investimento (ICSID) são conhecidos conjuntamente como o Grupo do Banco Mundial. O Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (IBRD) e a Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) formam o Banco Mundial no sentido mais estreito. Sua principal tarefa é promover o progresso econômico e social nos países em desenvolvimento, a fim de ajudar as pessoas a viverem vidas melhores.


Todos os anos, o Banco Mundial fornece recursos no valor de aproximadamente US $ 40 bilhões para projetos em economias em desenvolvimento e emergentes. Cerca de 100.000 contratos são concluídos com o setor privado todos os anos.


O site do Banco Mundial fornece informações adicionais sobre os procedimentos de aquisição. Além disso, o escritório de ligação da Federação das Indústrias Alemãs e da Associação das Câmaras Alemãs de Indústria e Comércio de Washington, DC (RGIT) publicou a brochura "Das Beschaffungsverfahren der Weltbank: Chancen für deutsche Unternehmen" (PDF: 680 KB , em alemão) em seu site.


Bancos regionais de desenvolvimento e outras organizações.


Os bancos regionais de desenvolvimento oferecem novas oportunidades de negócios para empresas alemãs. Seu objetivo é promover o desenvolvimento econômico e social. Eles incluem o seguinte:


Banco Interamericano de Desenvolvimento (BAD) Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Banco de Desenvolvimento da Ásia (BAD) Banco de Desenvolvimento da Ásia (BAD) Banco de Desenvolvimento da Ásia (BAD) Banco de Desenvolvimento da Ásia Fundo para Desenvolvimento Agrícola (FIDA) Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)


Contatos para empresas interessadas em licitar contratos de agências de compras da ONU.


Câmara de Comércio da Alemanha Americana.


Câmara de Comércio Alemão-Dinamarquês.


Câmara de Comércio Alemã-Italiana.


+39 02 398009 14.


Outras informações.


17/10/2017 - Press release - Cooperação Internacional.


Comunicado de imprensa: Secretário de Estado Beckmeyer: "Uma cooperação mais estreita com a América Latina gera empregos e prosperidade"


29/05/2017 - Comunicado de imprensa - Cooperação internacional.


Comunicado de imprensa: O ministro Zypries encontra-se com o ministro da Indústria e Indústria da Índia.


09/02/2017 - Press release - Promoção do Comércio Exterior e do Investimento.


Comunicado de imprensa: Promoção de comércio exterior e investimento: o governo federal oferece garantias de crédito à exportação no valor de mais de € 20 bilhões e garantias de investimento no valor de mais de € 4 bilhões.


20/06/2018 - Press release - Promoção do Comércio Exterior e do Investimento.


Comunicado de imprensa: seguro Hermes possível para o Irã novamente.


Alemanha.


A Alemanha é a terceira maior economia de exportação do mundo. Em 2018, a Alemanha exportou US $ 1,32T e importou US $ 1,05T, resultando em uma balança comercial positiva de US $ 273 bilhões. Em 2018, o PIB da Alemanha foi de US $ 3,47T e seu PIB per capita foi de US $ 48,7k.


Em 2018, a Alemanha exportou US $ 1,32T, tornando-se o 3º maior exportador do mundo. Nos últimos cinco anos, as exportações da Alemanha aumentaram a uma taxa anualizada de 0,566%, de US $ 1,4T em 2018 para US $ 1,32T em 2018. As exportações mais recentes são lideradas por automóveis que representam 11,4% das exportações totais da Alemanha, seguiram por Unspecified, que representa 5,68%.


Em 2018, a Alemanha importou US $ 1,05T, tornando-se o terceiro maior importador do mundo. Nos últimos cinco anos, as importações da Alemanha aumentaram a uma taxa anualizada de 0,377%, de US $ 1,18T em 2018 para US $ 1,05T em 2018. As importações mais recentes são lideradas por Unspecified, que representam 9,2% das importações totais da Alemanha, seguiram pela Cars, que representa 4,87%.


Balança comercial.


A partir de 2018, a Alemanha apresentou uma balança comercial positiva de US $ 273 bilhões nas exportações líquidas. Em comparação com a balança comercial em 1995, quando ainda tinham uma balança comercial positiva de US $ 65,7 bilhões nas exportações líquidas.


Destinos.


As principais origens de importação da Alemanha são a Holanda (US $ 99B), a França (US $ 78,9 bilhões), a Bélgica (US $ 66,4 bilhões), a China (US $ 65,2 bilhões) e a Itália (US $ 58,3 bilhões).


Complexidade econômica da Alemanha.


Espaço de produtos.


O espaço do produto é uma rede que conecta produtos que provavelmente serão co-exportados e podem ser usados ​​para prever a evolução da estrutura de exportação de um país.


A Alemanha exporta 458 produtos com vantagem comparativa revelada (o que significa que sua participação nas exportações globais é maior do que o esperado do tamanho de sua economia de exportação e do tamanho do mercado global de um produto).


Complexidade e Inequidade de renda.


Nesta versão do produto, os produtos são coloridos de acordo com o índice Gini do seu produto ou IGP. O PGI de um produto é o nível de desigualdade de renda que esperamos para os países que exportam um produto. Para mais informações, consulte: Vinculando a complexidade econômica, as instituições e a desigualdade de renda e as restrições estruturais da desigualdade de renda na América Latina.


Ranking de Complexidade Econômica.


Nesta versão do produto, os produtos são coloridos de acordo com o índice Gini do seu produto ou IGP. O PGI de um produto é o nível de desigualdade de renda que esperamos para os países que exportam um produto. Para mais informações, consulte: Vinculando a complexidade econômica, as instituições e a desigualdade de renda e as restrições estruturais da desigualdade de renda na América Latina.


Mais sobre a Alemanha dos nossos outros sites.


Globalmente pessoas famosas da Alemanha.


Este treemap mostra as exportações culturais da Alemanha, como proxied pela produção de personagens históricos mundialmente famosos.


Globalmente famosos da Alemanha pela cidade.


Este treemap mostra as exportações culturais da Alemanha por cidade, tal como é proxiado pela produção de personagens históricos de fama mundial.


Formação profissional na Alemanha & ndash; como funciona?


Na Alemanha existe uma maneira especial de aprender um comércio: o sistema de treinamento vocacional duplo. Como parte do sistema dual, você vai participar de aulas em uma escola vocacional e receber treinamento em uma empresa. Saiba como funciona o sistema de treinamento vocacional duplo, quais outras formas de treinamento estão disponíveis e quão boas são suas chances de encontrar um emprego no mercado de trabalho alemão.


O sistema dual de formação profissional.


Uma forma de treinar para sua futura ocupação na Alemanha é através da realização de um programa de treinamento vocacional duplo. Tais programas oferecem muitas oportunidades para treinamento no local de trabalho e experiência de trabalho. Os programas geralmente duram entre dois e três anos e meio e compreendem elementos teóricos e práticos. Você passará um ou dois dias por semana, ou várias semanas de uma vez, em uma escola vocacional (chamada Berufsschule), onde você adquirirá o conhecimento teórico que você precisará na sua futura ocupação. O resto do tempo será gasto em uma empresa. Lá você consegue aplicar seus conhecimentos recentemente adquiridos na prática, por exemplo, aprendendo a operar máquinas. Você vai conhecer o que sua empresa faz, aprender como funciona e descobrir se você pode se ver trabalhando lá depois de completar seu treinamento.


Esta combinação de teoria e prática lhe dá uma verdadeira vantagem no seu trabalho: no momento em que você completou seu treinamento, você não só terá o conhecimento técnico necessário, mas também terá experiência prática em seu trabalho. Existem cerca de 350 programas de treinamento oficialmente reconhecidos na Alemanha, então é provável que um deles se adapte aos seus interesses e talentos. Você pode descobrir qual sobre isso pode ser visitando uma das feiras de emprego e treinamento profissional que são organizadas em muitas cidades alemãs em diferentes momentos do ano. As informações sobre quando e onde as feiras ocorrem são fornecidas pelo site Planet-Beruf.


Perspectivas de emprego para estudantes que completaram um programa de treinamento vocacional duplo são muito bons. Esta é uma das razões pelas quais esse tipo de treinamento é muito popular entre os jovens alemães: cerca de dois terços de todos os alunos que abandonam a escola iniciam um programa de treinamento vocacional. Mais informações sobre os requisitos para iniciar a formação profissional na Alemanha estão disponíveis aqui.


Formação profissional e remuneração.


Na Alemanha, os alunos que cursam um programa de treinamento vocacional recebem um salário mensal da empresa para a qual trabalham. Em média, um estagiário ganha cerca de 795 Euros brutos. Dependendo da ocupação e da região, seu salário pode ser maior ou menor. Por exemplo, os formandos de engenharia mecatrônica ganham 950 Euros por mês em média. O salário que você recebe como estagiário aumenta com cada ano de treinamento que você completa. Parte dos seus salários será deduzida para contribuições para a segurança social. Se você ganhar mais de 8,354 Euros por ano, sua receita estará sujeita a imposto de renda.


O Instituto Federal de Educação e Treinamento Profissional (BIBB) publicou uma lista de ocupações e os respectivos salários que você recebe como estagiário (PDF 103 KB) (alemão). Nosso guia para & ldquo; Formação profissional na Alemanha & rdquo; contém mais informações sobre o apoio financeiro adicional disponível para os formandos. Dê uma olhada e descubra se você pode ser elegível.


Etapas da dupla formação profissional.


Os programas de treinamento duplo geralmente começam em 1 de agosto ou 1 de setembro de cada ano. Eles compreendem treinamento no local de trabalho em uma empresa e aulas em uma escola vocacional (Berufsschule). As aulas incluem estudos alemães, ingleses e sociais. Cerca de dois terços das aulas se concentram especificamente em assuntos que são importantes para sua ocupação futura. Durante o seu programa de treinamento, você tem direito a pelo menos 24 dias úteis ou quatro semanas de férias anuais. No entanto, você só pode demitir-se durante as férias escolares.


Seus professores, instrutores e colegas darão todo o apoio que você precisa durante o seu programa. Após a primeira metade do seu programa de treinamento, você vai fazer um exame para avaliar o que aprendeu na escola e como você conseguiu aplicar esse conhecimento em sua empresa. Você também participará de exames finais no final do treinamento. Em regra, os exames são realizados em alemão. Se você passar nos exames finais, você tem boas chances de começar uma carreira bem sucedida em um negócio alemão.


Formação profissional escolar.


O treinamento vocacional baseado na escola difere do treinamento duplo, na medida em que você passará menos tempo treinando em uma empresa. Você aprenderá teoria e prática de sua ocupação futura em uma escola vocacional, chamada Berufsfachschule ou Berufskolleg. Isso será complementado por longos períodos de treinamento no local de trabalho em uma empresa ou instituição social onde você pode aplicar o conhecimento adquirido na escola. Esta forma de formação profissional é muito comum na enfermagem, na indústria de design / criatividade e nos campos de negócios e engenharia.


A formação profissional escolar geralmente dura entre um e três anos. É oferecido por escolas públicas e privadas. Escolas privadas muitas vezes cobram taxas. Em contraste com os programas de treinamento duplo, você não receberá um salário durante a formação profissional escolar. A única exceção é cuidados de saúde / enfermagem, onde os formandos trabalharão em hospitais ou lares de idosos por longos períodos de treinamento no local de trabalho. Estes formandos receberão um salário por todo o curso do seu programa de treinamento. Por exemplo: como enfermeira estagiária você ganhará 956 Euros / mês bruto no seu primeiro ano, 1017 Euros no seu segundo e 1118 Euros no seu terceiro ano.


Mais informações sobre os requisitos para iniciar a formação profissional escolar na Alemanha estão disponíveis em & bdquo; Eu qualifico para a formação profissional na Alemanha? & Ldquo ;.


Dupla formação profissional.


Um diploma vocacional duplo (ausbildungsintegriertes duales Studium) é uma forma especial de programa de graduação. Integra estudos em uma instituição de ensino superior, como uma universidade ou Berufsakademie e treinamento no local de trabalho em uma empresa. Isso significa que você obterá um grau e uma qualificação profissional reconhecida. Este tipo de curso integrado de dupla categoria é particularmente comum nas áreas de negócios e engenharia (por exemplo, estudos de negócios, engenharia mecânica ou TI).


Em contraste com os programas regulares de graduação universitária, graus vocacionais duais não se concentram principalmente em estudos acadêmicos. Além da teoria que é ensinada em uma instituição de ensino superior ou na Berufsakademie, os estudantes também se exercitam no local de trabalho de uma empresa. Isso lhes proporciona a experiência de trabalho necessária que abre excelentes oportunidades de carreira. Além disso, os estudantes recebem um salário como qualquer outro estagiário durante o tempo que eles trabalham para a empresa.


Programas de licenciatura vocacional dual geralmente duram entre três e cinco anos. Na maioria dos casos, a parte vocacional é limitada a dois anos para garantir que haja tempo suficiente para a parte acadêmica. Você só pode participar desse tipo de curso se você tiver a qualificação de entrada necessária para as universidades alemãs. O primeiro passo é candidatar-se a uma empresa que será responsável pelo seu treinamento prático. Então você se inscreve para um curso de graduação na universidade com a qual sua empresa coopera.


Uma lista de cursos de licenciatura vocacional dupla, incluindo empresas que oferecem estágios, está disponível no & ldquo; Ausbildung Plus & rdquo; portal. Basta inserir & ldquo; ausbildungsintegriertes duales Studium & rdquo; no campo de pesquisa. Certifique-se de se candidatar cedo, pois esses cursos são muito populares.


Download de PDF.


Processo completo "Formação profissional na Alemanha"


Informações sobre este portal.


Cinco perfis de treino de relance.


Em demanda com empregadores & ndash; que tipo de treinamento deve ser feito.


Formação profissional & ndash; Como começar.


Dicas para procurar e candidatar-se a empregos.


Financiamento e apoio durante a formação profissional.


Suporte financeiro e programas de financiamento.


Informações sobre a World Wide Web.


Ministério Federal da Economia e da Energia.


Agência Federal de Emprego.


A iniciativa & ldquo; Berufliche Bildung & ndash; Praktisch unschlagbar!


Handelskammer Hamburg.


A Confederação Alemã de Artesanato Especializado.


Instituto Federal de Formação e Formação Profissional.


Diretório & bdquo; Organizações alemãs no exterior & ldquo;


Faça na Alemanha o aplicativo está disponível.


Não mostre novamente.


Contate-Nos.


Envie-nos suas perguntas sobre viver e trabalhar na Alemanha em alemão ou inglês. Nós responderemos assim que pudermos.


No nosso bate-papo você pode colocar suas perguntas aos nossos especialistas em alemão ou inglês, rapidamente e sem login prévio.


Você pode obter conselhos pessoais em alemão e inglês em nossa linha direta. Estamos ansiosos para sua ligação!


Aqui você encontrará respostas às perguntas mais frequentes sobre viver e trabalhar na Alemanha, bem como sobre o nosso site e parceiros.


Outros países gostariam de importar o modelo econômico da Alemanha. Mas a maneira de fazer as coisas é muito menos acessível para exportar do que as mercadorias que produz.


14 de abril de 2018 | BIELEFELD.


O Banco Central Europeu controla a moeda européia do centro financeiro de Frankfurt, Alemanha. Beckhoff Automation, em um canto bucólico da Westphalia, controla o banco. Ou mais precisamente, seus dispositivos controlam a iluminação e a ventilação do banco. Outros aparelhos Beckhoff levantam a cortina e diminuem as luzes no Teatro alla Scala de Milão. Ainda mais estão incorporados em veleiros de luxo, nas fontes de dança fora dos hotéis de Las Vegas e na metade das turbinas eólicas feitas na China.


Omnipresente, mas obscuro, de propriedade familiar, mas não é insignificante, Beckhoff está entre milhares de "campeões ocultos" que representam grande parte da proeza da Alemanha como fabricante e exportador. Suas vendas passaram 34% para € 465m (US $ 608 milhões) no ano passado. Está apontando para € 2 bilhões até 2020. Beckhoff exporta mais de metade da sua produção. Mas a sua fabricação é principalmente na Alemanha com altos salários e limites.


Em grande parte graças ao seu Beckhoffs, a Alemanha parece uma clara exceção à regra desanimadora entre as economias desenvolvidas. É verdade que sua economia se contraiu mais do que a da maioria dos países ricos durante a recessão mundial de 2008-09 (ver gráfico 1). Mas a taxa de desemprego aumentou menos do que em todos os outros, atingindo um pico de 7,9%. E ninguém fala sobre rebaixamento da classificação de crédito AAA da Alemanha; pode pedir dinheiro emprestado praticamente nada.


Nem todas as notícias são boas. A economia diminuiu no último trimestre de 2018; e mesmo que os números do primeiro trimestre não revelem a própria Alemanha em recessão, sua economia continuará a sofrer o arrastão da recessão em outros lugares da área do euro e uma desaceleração nos países em desenvolvimento. Mas apenas 1% de crescimento é suficiente para criar empregos, de acordo com Bert Rürup, ex-presidente do conselho de "homens sábios" econômicos do governo. Em um livro escrito com um jornalista, Dirk Heilmann, "Fat Years: Why Germany tem um Futuro Brilhante", ele acredita vertiginosamente que, até 2030, a Alemanha se tornará o país mais rico e rico do mundo em termos de renda por cabeça.


Esse sucesso não traz admiração universal. A Alemanha é odiada em algumas partes da Europa por um crescimento exigente - esmagando a austeridade como o preço do apoio ao euro. Os tablídeos gregos retrataram Angela Merkel, a chanceler, em uniforme nazista. Um superávit de conta corrente maior do que a China como parte do PIB é um emblema de orgulho para muitos alemães (ver gráfico 2). Mas economistas, como Simon Tilford, do Centro de Reforma Européia (CER) acusam-nos de "fetichizar as exportações", enquanto o baixo crescimento dos salários diminui a demanda por bens de outros países. Quando, em 2018, Christine Lagarde, então ministra das Finanças da França e agora chefe do Fundo Monetário Internacional, questionou se o modelo dependente das exportações da Alemanha era "sustentável", ela falava por muitos.


No entanto, há também uma grande admiração. O ministro da Educação de Espanha está investigando o "sistema dual" de treinamento profissional da Alemanha, que combina a instrução em sala de aula com a experiência profissional. John Cridland, diretor da Confederação da Indústria Britânica, quer que a Grã-Bretanha "tenha sua própria versão do German Mittelstand", ou seja, empresas como Beckhoff. Nicolas Sarkozy começou sua campanha para a reeleição como o presidente da França soando como se ele alegremente engolisse o modelo todo. A Alemanha priorizou "empregos, empregos, empregos", disse ele. "Se funcionasse para eles, por que não funcionaria para nós?"


Mas o modelo é copiável? Depois de alguns dias em East Westphalia-Lippe (agora comercializando-se para o mundo como OWL), você se pergunta. Beckhoff e seus colegas têm ambições globais, mas sua cultura de negócios tem profundas raízes provinciais. Eles olham para trás tanto como para a frente. "Nós existimos desde 1825 e estamos fazendo o mesmo desde então", diz Dieter Brand, presidente da Sparkasse, ou caixa de poupança, em Bielefeld, a maior cidade da região. Em alguns sentidos, o mesmo se aplica aos seus clientes corporativos. A Alemanha pode ter reformado e rearticulado seu modelo nos últimos anos. Mas o esqueleto subjacente é antigo, e talvez inimitável.


Duas décadas atrás, o país parecia distintamente artrítico. A euforia da unificação em 1990 foi seguida pela maior recessão desde a segunda guerra mundial. Cerca de 500 mil empregos de fabricação foram perdidos. O negócio foi ameaçado por uma D-mark sobrevalorizada, concorrentes asiáticos ágeis e os enormes custos da unificação. A economia tornou-se rígida e não competitiva, gemeu empresários. O então presidente, Roman Herzog, capturou o zeitgeist em 1997 quando falou sobre "a perda do dinamismo econômico, o torpor da sociedade, uma depressão mental inacreditável". Os reformadores clamaram por elementos do modelo alemão, como a formação profissional e a negociação salarial centralizada, para serem descartados.


Em vez disso, foi feito mais flexível. As empresas terceirizaram alguma produção para a Europa Oriental; O medo desse processo extraiu concessões de trabalhadores alemães, que ofereceram flexibilidade nos salários e horas de trabalho em troca de maior segurança no emprego. Na década subsequente, a produção do PIB no mercado cresceu mesmo quando caiu em outro lugar (ver gráfico 3).


No início dos anos 2000, com o crescimento ainda em baixa velocidade e o desemprego em dois dígitos, o então chanceler Gerhard Schröder, um social-democrata, iniciou outra rodada de fisioterapia esgotante. Suas reformas no mercado de trabalho reduziram os benefícios de desemprego e liberalizaram o trabalho temporário. Desde que se tornou chanceler em 2005, a Sra. Merkel dos Democratas-Cristãos elevou a idade de reforma de 65 para 67 e alterou a constituição para exigir que os governos estaduais e federais reduzissem seus déficits orçamentários estruturais em zero ou mais (o modelo para o que é agora um Acordo europeu).


Os benefícios pensados ​​para ser sacrossanto foram cortados. A desigualdade de renda aumentou. Mas também o emprego. Os principais trabalhadores das empresas industriais - o músculo da capacidade de fabricação da Alemanha - não foram afetados diretamente. Mas o aumento dos empregos pouco remunerados e inseguros reduziu o custo dos serviços, tornando mais fácil para os trabalhadores das fábricas aceitarem baixos salários modestos, ressalta Anke Hassel, da Hertie School of Governance, em Berlim.


A montagem original do modelo alemão também data de uma crise recessiva após os esforços de uma unificação: uma queda de 23 anos a partir de 1873, dois anos depois, Bismarck finalmente conseguiu juntar a Alemanha em um único estado. Este Gründekrise e suas conseqüências prolongadas forjaram novas idéias sobre como o capital, o trabalho e o estado devem se relacionar um com o outro.


Uma lei de 1884 criou o sistema dual board de governança corporativa na sua forma atual, com uma Vorstand de gerenciamento responsável por um conselho de supervisão separado. Entre os supervisores estavam os banqueiros, que forneceram "capital paciente" e cientistas, cuja experiência foi altamente avaliada. O sistema de treinamento vocacional, criado durante a década de 1880, proporcionou novos produtores de produtos químicos e maquinários com trabalhadores qualificados e leais. Bismarck estabeleceu o estado do bem-estar social em parte para atender às suas necessidades. A forma como o sistema de seguro de saúde funcionou exigia capital e mão-de-obra para cooperar, preparando o caminho para conselhos de empresa e, quase um século depois, para representação obrigatória para os trabalhadores nos conselhos de supervisão de grandes empresas.


A "economia de mercado coordenada" resistiu à ditadura, às guerras, às revoluções e à globalização. Ele confia, confiando no princípio de que ninguém "usará plenamente a sua liberdade", agarrando tudo o que puder, diz Werner Abelshauser, historiador econômico da Universidade de Bielefeld. Seus elementos estão "tão apertados", ele escreveu, "que seria difícil substituir qualquer um deles por um componente alienígena".


A confiança e a coordenação podem ser propriedades nacionais, mas suas raízes são tipicamente bastante locais. Antes de Bismarck, as províncias da Alemanha, principados e palatinados freqüentemente tinham governantes que estavam interessados ​​em estabelecer indústrias locais. Em 1678, o grande eleitor de Brandeburgo deu a Bielefeld o privilégio de certificar a qualidade do linho local, consolidando sua posição como centro para o comércio têxtil. Mais cedo, os primeiros clientes da Beckhoff criaram máquinas para a indústria de móveis que se desenvolveram do comércio de caixas que cresceu com a exportação de têxteis.


Decenas de outras regiões podem contar histórias semelhantes e essas concentrações tornaram-se parte do sucesso contemporâneo do país. Em uma lista de 100 clusters escolhidos pelo European Cluster Observatory para o seu tamanho, nível de especialização e localização em "regiões inovadoras", a Alemanha ocupa 30 lugares.


A Alemanha experimentou com a produção padronizada de estilo americano durante e depois da segunda guerra mundial, o que foi uma das razões pelas quais importou trabalhadores convidados não qualificados da Turquia e de outros lugares. A Siren across the Atlantic ligou novamente nos anos 90 e 2000, pedindo que a Alemanha desregulasse, abrace os serviços e maximize o "valor para os acionistas". Quando essa chamada foi silenciada pela crise financeira, "a Alemanha teve seu modelo de consenso para voltar", diz Gustav Horn, do Instituto de Política Macroeconômica vinculado ao sindicato.


Hans Beckhoff, chefe da empresa de automação que tem seu nome, não aparece como um retrocesso. Seus cabelos grisalhos de prata são modestamente longos, seu colar desabotoado. Mas alguns de seus hábitos parecem distintamente antiquados. Tome sua abordagem para a dívida: ele é contra isso. O investimento na empresa é financiado por ele e seus três irmãos, os únicos acionistas. É o mesmo com Miele, uma fabricante de equipamentos de cozinha e produtos de consumo de 113 anos, com vendas anuais de 3 bilhões de euros. Esta não é a maneira mais eficiente de administrar uma empresa. Com mais alavancagem, as empresas Mittelstand poderiam aumentar seu lucro antes de impostos em vários pontos, observa Armin Schmiedeberg da Bain, uma consultoria. Ele acha que eles são sábios para não.


O objetivo é não maximizar os lucros a curto prazo, diz Markus Miele, diretor-gerente da empresa, mas apontar para "onde queremos ser quando entregamos à próxima geração". O Sr. Beckhoff diz que ele tira das ofertas mensais para comprar sua empresa. A falta de ambição financeira acompanha a observância de leis sumptuosas não escritas. "As famílias que estão por trás do Mittelstand vivem de uma maneira aceitável, modesta e saudável", diz Beckhoff.


Talvez seja porque eles se inclinam tanto nos trabalhadores qualificados que o país é tão bom em produzir. Cerca de metade dos estudantes de ensino secundário alemães cursam treinamento duplo em um dos 344 negócios, de curtidor a técnico dentário. Muitos dos cursos são definidos por sindicatos e empregadores. federações. Os governos estaduais e locais fornecem as escolas onde os aprendizes obtêm sua teoria. As câmaras de comércio e indústria executam os exames. Quando os estrangeiros perguntam por que o desemprego dos jovens é tão baixo (apenas 8,2% em relação aos 50,5% da Espanha), os alemães mais velhos são o sistema dual.


Os jovens alemães não estão tão convencidos; É a primeira escolha de apenas um quinto dos estudantes do ensino médio, diz Swen Binner, da Câmara de Comércio de Bielefeld. E o número de alunos que abandonaram a escola na OWL está caindo em 2% ao ano, enquanto a demanda por habilidades está aumentando. O negócio está se adaptando ao desfocar a distinção anteriormente nítida entre formação profissional e universitária. Beckhoff agora oferece "estágios acadêmicos", que combinam experiência prática com o estudo em uma universidade técnica.


A relação entre proprietários conscienciosos e artesãos diligentes não está em conflito, mas está definida em um quadro de governança que contém desentendimentos sem sufocá-los e pode oferecer flexibilidade. No setor de engenharia elétrica e metalúrgica, o coração da fabricação, os contratos de trabalho ainda tendem a ser instalados em toda a indústria (problemas de terceirização, como alguns chefes vêem).


Os empresários da OWL estão confiantes de que as tendências globais continuarão a seguir seu caminho. 5 bilhões de pessoas podem razoavelmente aspirar a se juntar aos mil milhões que já estão bem, diz Beckhoff. Vai levar "muita engenharia" para afastar isso sem ruína ambiental e conflitos com recursos, e isso proporcionará cada vez mais oportunidades para os fabricantes.


À medida que a indústria aeroespacial se volta para novos materiais como o titânio e os fabricantes de automóveis encolhem motores para aumentar a eficiência, eles fornecem fabricantes de máquinas-ferramenta com novos mercados. E os mercados antigos podem ser refinados à medida que crescem. O WP Kemper, fabricante de equipamentos de cozimento perto de Bielefeld, espera que a demanda de massa dobre na próxima década, à medida que os consumidores nos países em desenvolvimento ampliam suas dietas. A nova geração de padeiros não estará familiarizado com os mistérios do pão europeu, então Kemper está trabalhando em um "amassador inteligente" que sabe quando a massa está pronta.


Muitas empresas Mittelstand são oligopolistas, argumenta o Sr. Schmiedeberg, ocupando nichos tão estreitos que atraem poucos rivais. Cada vez mais, os nichos estão sendo defendidos com serviços, neste contexto, não o termo de escárnio, é freqüentemente nos círculos de fabricação. Beckhoff constrói suas próprias redes de vendas e manutenção, dependendo pouco dos revendedores, ao contrário de alguns de seus concorrentes não-alemães.


A próxima etapa é "valor agregado híbrido", no qual o produto é um resultado que o cliente quer e não o bem que o produz. Wolf Heiztechnik da Baviera está desenvolvendo um contrato sob o qual vende controle de temperatura em vez de equipamentos de aquecimento. "Toda empresa chinesa pode fazer a parte industrial, não o todo híbrido", diz Karl Lichtblau da IW Consult, consultoria. Contagem de serviços relacionados à indústria, ele calcula, a participação da indústria no PIB é mais de 30% do que 20%.


Em lugares como Bielefeld, o futuro parece uma extensão do passado. Nem tudo muda de uma vez, e as instituições estão lá para ajudar. Quando o departamento de construção de máquinas da Universidade de Ciências Aplicadas de Bielefeld olhou em perigo de fechar, a indústria ganhou interesse entre os alunos para mantê-lo aberto. A S OWL, uma nova iniciativa de construtores de máquinas, fornecedores de veículos e empresas de eletrônicos, alista as universidades para agregar inteligência a produtos regionais, como o amassador inteligente da Kemper. "Nós somos bem-sucedidos porque temos empresas atrás de nós e empresas à nossa frente", diz Beckhoff. Seu conselho aos políticos: não quebre a corrente. Mas é o sucesso do qual ele é orgulhosamente orgulhoso? E é algo que outros países podem aprender?


A plataforma para o sucesso da Alemanha parece precariamente estreita. Veículos, máquinas, dispositivos eletrônicos e produtos químicos representam mais de metade das exportações e exportações da Alemanha, que proporcionaram quase todo o crescimento da Alemanha de 2001 a 2007. Os otimistas pensam que a Alemanha pode manter sua participação no comércio mundial, que cresce duas vezes mais rápido do que a produção global, e assim permanecer à frente. Mas esta é uma grande aposta em uma fatia fina da economia. O emprego na produção industrial é inferior a um quinto do total. Nos serviços não glamorosos e não orientados para a exportação, a Alemanha está em um estado muito sorrio. Os serviços encolhidos deprimem os rendimentos e o investimento. A OCDE prevê que, à medida que a população envelhece, o crescimento potencial cairá, caindo abaixo de 1% até 2020. "A questão subjacente é aumentar a produtividade nos serviços e aumentar os salários de acordo com isso", diz o Sr. Tilford da RCE.


A Alemanha poderia fazer muito mais para melhorar a demanda doméstica. A desregulamentação dos serviços profissionais aumentaria a produtividade e o investimento. Os obstáculos às mulheres que trabalham, incluindo regimes fiscais e de benefícios para matar incentivos e falta de creches, devem ser removidos. E o Sr. Tilford considera "surpreendente" que um país com um excedente de conta corrente tão grande quanto a Alemanha insiste em equilibrar seu orçamento.


O declínio demográfico poderia inicialmente ser um poder de benção e deslocamento para os trabalhadores à medida que a força de trabalho encolhe, com o aumento subsequente dos custos trabalhistas aumentando a demanda doméstica (ver gráfico 4). Verdi, a união de serviços, extraiu um aumento salarial de 6,3% dos governos federal e municipal no mês passado. No setor de engenharia, onde as negociações estão em andamento, os patrões estão encontrando uma união mais assertiva. Espera-se que a demanda interna ofereça todo o crescimento deste ano, em parte porque os parceiros comerciais europeus da Alemanha estão em tão mau estado.


Muitos deles se beneficiarão de se tornarem mais como a Alemanha em termos de sucesso empresarial, mas existem limites. Qualquer líder com apoio e audácia pode imitar algo do que a Alemanha fez quando as articulações foram endurecidas, como aumentar a idade da pensão (que a França apenas começou) ou reduzir as contribuições para a segurança social, como o Sr. Sarkozy fala de fazer. O programa de reformas estruturais do sul da Europa é parcialmente inspirado pela Alemanha. O sistema dual pode ser exportável, embora não durante a noite.


Mas é outro assunto para se destacar em bens de capital high-end ou para atribuir a empresas, sindicatos e os papéis do estado que a Alemanha tem praticado, com interrupções desastrosas, há mais de um século. Durante a crise, a Itália apresentou um esquema de trabalho de curta duração como a Alemanha, mas os resultados foram decepcionantes: empresas italianas e seus trabalhadores não podiam imitar a flexibilidade ordenada da Alemanha. A Alemanha pode oferecer lições sobre como voltar a dar forma; mas a essência de seu modelo está enraizada muito profundamente para ser copiada com facilidade.


Correção: na versão original desta história, uma estimativa do PIB do FMI desatualizada foi usada no primeiro gráfico. O gráfico agora exibido usa as estimativas do FMI divulgadas em abril deste ano. Isso foi corrigido em 19 de abril de 2018.


Exportando para a Alemanha.


Um guia para empresas do Reino Unido interessadas em vender bens e serviços na Alemanha.


Visite great. gov. uk para orientação sobre como pesquisar mercados no exterior, bem como uma série de outras questões importantes para os exportadores.


Alemanha no ranking mundial de negócios.


Fazendo negócios na Alemanha.


A Alemanha possui um Produto Interno Bruto (PIB) superior a 3 trilhões de euros. Isso o torna a maior economia da Europa e a quarta economia mais forte do mundo. A economia é caracterizada por suas pequenas e médias empresas (PMEs). 99% de todas as empresas são PMEs, sendo a maioria de propriedade familiar e passou de uma geração para outra.


A Alemanha é o maior mercado de exportação do Reino Unido na Europa e o segundo maior globalmente após os EUA. O seu desempenho econômico consistentemente forte oferece um potencial de crescimento a longo prazo para as empresas do Reino Unido.


É um mercado similar ao Reino Unido com riscos e requisitos comerciais similares. Se o seu produto ou serviço tiver sucesso no Reino Unido, há uma boa chance de você ter sucesso na Alemanha.


No entanto, algumas empresas alemãs preferem comprar local e, por esta razão, as empresas do Reino Unido devem pensar sobre o que é único em relação ao seu produto ou serviço.


Leia o guia prático da UE para fazer negócios na Europa, que fornece detalhes sobre regras e processos comuns aos países europeus.


Indústrias importadoras para a Alemanha.


As 10 principais indústrias importando para a Alemanha em ordem classificada são:


máquinas, motores, bombas equipamento eletrônico veículos óleo produtos farmacêuticos plásticos médicos, equipamentos técnicos produtos químicos orgânicos aeronaves, naves espaciais ferro e aço.


Você pode ler mais sobre o que a Alemanha importa nas Exportações mais importantes do mundo.


O Centro de Comércio Internacional (ITC) classifica o valor das principais importações de serviços da Alemanha.


Começando no mercado alemão.


Visite great. gov. uk para orientação sobre como pesquisar mercados no exterior, bem como uma série de outras questões importantes para os exportadores.


Consulte advogados locais de língua inglesa para evitar erros onerosos e assegure-se de começar da maneira mais adequada ao seu setor de atividade.


Exportações e vendas diretas na Alemanha.


Com as exportações diretas você lida com toda a logística de marketing, venda, envio no exterior e pagamento. As vendas diretas são possíveis para varejistas e através de vendas on-line.


Se você não tem um alto nível de fluência em negócios alemães, você pode querer usar a representação local. As opções incluem o uso de um agente, distribuidor ou atacadista.


As especialidades comerciais do Departamento de Comércio Internacional (DIT) podem ajudá-lo a identificar representantes locais para seus produtos na Alemanha.


Criando uma empresa ou escritório na Alemanha.


Você deve registrar uma nova entidade comercial no registro comercial público (Handelsregister) e no escritório comercial local (Gewerbe Ordnungsamt).


Uma empresa comercial na Alemanha pode ser operada como:


Saiba mais sobre a Alemanha Trade and Invest (GTAI) sobre a criação de uma empresa na Alemanha.


Se você configurar uma entidade comercial na Alemanha, você precisará de uma conta bancária para organizar as atividades comerciais do dia-a-dia. A maioria dos grandes bancos internacionais tem escritórios na Alemanha, e é fácil configurar contas em moeda estrangeira.


A forma jurídica da empresa determinará o que você precisará para configurar uma conta bancária da empresa. Além de um passaporte válido, geralmente você precisa de um trecho do registro comercial e dos artigos da associação.


Venda online para a Alemanha.


Se você estiver vendendo seus produtos pela internet para consumidores privados, você deve estar registrado para o imposto sobre o valor adicionado (IVA) com o escritório de impostos alemão quando seu volume de negócios anual atingir € 100,000.


Saiba mais sobre o programa de exportação eletrônica do DIT que pode ajudá-lo a exportar seus produtos para a Alemanha.


Confira os mercados on-line na Alemanha, onde a DIT negociou listas em melhores preços do que comerciais.


Licenciamento ou franquia na Alemanha.


Você pode licenciar seus produtos ou serviços para serem vendidos na Alemanha.


Obter financiamento para cumprir um contrato de exportação para a Alemanha.


Para tornar mais fácil o cumprimento de um contrato de exportação e aumentar o seu negócio, os regimes estão disponíveis para as empresas do Reino Unido que vendem produtos e serviços para a Alemanha. Contacte o seu banco ou organizações financeiras especializadas para obter assistência.


Ser pago na Alemanha.


Você pode querer falar com um especialista em finanças, incluindo como ser pago na Alemanha. Isso pode ser um banco ou um contador ou você pode entrar em contato com a equipe DIT na Alemanha para ajudar a encontrar um consultor financeiro na Alemanha.


Seu contrato especificará os termos de pagamento. Se houver qualquer disputa, você precisará passar pelo sistema jurídico alemão para resolução.


Dentro da UE, muitas empresas usam o pagamento em conta da mesma forma que no Reino Unido.


Os clientes na Alemanha podem exigir termos de crédito para comprar seus produtos e serviços.


As condições de pagamento devem ser tidas em conta nos preços. Para transações de empresa a empresa, estas podem variar de pagamentos imediatos no recebimento de mercadorias (muitas vezes com um pequeno desconto negociado) para um pagamento negociado de 60 dias.


Os termos de pagamento padrão para transações de empresa para empresa na UE são 60 dias de calendário e 30 dias de calendário para as autoridades públicas. Os juros de pagamento tardio podem ser reclamados quando os termos não são atendidos.


Riscos de pagamento na Alemanha.


O UKEF ajuda as empresas do Reino Unido a serem pagas mediante a garantia do incumprimento do comprador.


Fale com um dos consultores de finanças de exportação do UKEF para obter conselhos gratuitos e imparciais sobre suas opções de seguro ou entre em contato com um dos corretores de seguros de exportação aprovados pela UKEF.


Riscos cambiais ao exportar para a Alemanha.


Se você não corrigiu sua taxa de câmbio, você não corrigiu seu preço.


Você deve considerar se a melhor opção para você é concordar em termos em libras esterlinas ou em euros em qualquer contrato. Você também deve considerar obter consultoria especializada sobre taxas de câmbio (às vezes chamado FX).


Transferindo dinheiro da Alemanha.


O capital pode ser movido para dentro e fora da Alemanha sem quaisquer restrições. No entanto, valores acima de € 12.500, ou pagamentos equivalentes com valores, devem ser reportados ao Banco Central Alemão (Bundesbank).


Os pagamentos para a importação ou exportação de mercadorias não precisam ser reportados.


Considerações legais de fazer negócios na Alemanha.


A legislação da UE constitui a base da lei para o comércio e comércio na Alemanha.


O ambiente regulatório na Alemanha é muito forte. Você deve fazer verificações de due diligence antes de prosseguir com qualquer investimento. Isto é particularmente relevante para artesãos ou negócios ligados à indústria da construção.


Entre em contato com a equipe DIT na Alemanha para ajudar a encontrar conselheiros fiscais e jurídicos antes de entrar em acordos.


Agentes ou acordos de distribuição na Alemanha.


O direito alemão é muito mais favorável do que o direito inglês ao agente ao celebrar acordos. Isto apesar dos movimentos para unificar o direito das agências dentro da UE.


Um conselho profissional deve ser tomado ao entrar em um acordo com um agente alemão.


Licenças de exportação para a Alemanha.


Você pode precisar de uma licença para fornecer bens que estão na lista estratégica de controle de exportação do Reino Unido para a Alemanha.


Alguns outros produtos podem precisar de certificação e licenciamento.


Lei de defesa do consumidor na Alemanha.


Se você está vendendo para os consumidores (em vez de empresas), você deve cumprir a lei de proteção ao consumidor da UE.


Os clientes na Alemanha têm vários direitos dos consumidores quando vendem à distância (não atendendo ao cliente face a face).


Normas e regulamentos técnicos na Alemanha.


Embalagem para exportação para a Alemanha.


A embalagem deve estar em conformidade com a legislação da UE sobre a prevenção de riscos para a saúde dos consumidores e a protecção do ambiente, especialmente no que diz respeito ao tratamento de resíduos.


A embalagem desempenha um papel importante na escolha dos produtos alemães pelos consumidores alemães. É essencial que se tome muito cuidado ao se adaptar aos gostos alemães.


Saiba mais sobre os requisitos para o uso de embalagens de madeira na UE.


Requisitos do produto na Alemanha.


Os padrões de produtos são os mesmos na maioria dos estados membros da UE. Se você vende produtos no Reino Unido, é provável que você já cumpra os padrões em outros países da UE.


Muitos produtos exigem uma marcação CE antes de serem vendidos na Área Econômica Européia (EEA). Esta marcação prova que seu produto foi avaliado e atende aos requisitos da UE em matéria de segurança, saúde e proteção ambiental.


O Deutsches Institut für Normung (DIN) é responsável pela padronização, certificação e avaliação na Alemanha.


Você deve considerar retirar o seguro de responsabilidade do produto se você fabricar ou fornecer um produto físico.


Rotulando seus produtos para a Alemanha.


O rotulagem deve ser traduzido para o alemão. Certos produtos, como gêneros alimentícios e têxteis, possuem requisitos de rotulagem específicos.


Você pode optar por utilizar o e-mark na embalagem ao exportar produtos alimentares para a Alemanha, ou usar as regras da Alemanha sobre pesos e medidas.


Protegendo sua propriedade intelectual (IP) na Alemanha.


Se você faz negócios em mais de um país da UE, uma marca registrada da UE e um design de comunidade registrado oferecem proteção em todos os 28 estados membros.


A lei de proteção de patentes não está totalmente harmonizada na UE. Você pode solicitar uma patente alemã na Deutsches Patent - und Markenamt ou para uma patente européia através do Escritório Europeu de Patentes (EPO). No entanto, uma patente europeia precisa ser validada pelo escritório alemão de patentes.


Leia as orientações mais detalhadas do IPO sobre a proteção da PI na UE.


Tributação na Alemanha.


O Reino Unido e a Alemanha assinaram um acordo de dupla tributação, garantindo que o mesmo rendimento não seja tributado em mais de um país.


A taxa normal de IVA na Alemanha é de 19%. 7% são cobrados por bens e serviços convenientes necessários no dia-a-dia, como alimentos, jornais ou transportes públicos. Alguns serviços, incluindo serviços bancários, de saúde e sem fins lucrativos, estão isentos de IVA.


Os bens exportados do Reino Unido para a Alemanha são classificados com zero para efeitos de IVA se seu cliente fornecer seu número de registro de IVA ('Umsatzsteuer-Identifikationsnummer' ou 'UST-IdNr') e você tem prova de exportação.


Você precisará do número de registro de IVA do seu cliente alemão para o seu retorno e papelada do IVA, provando que os produtos foram enviados dentro de determinados limites de tempo (geralmente 3 meses).


gravar todos os produtos vendidos para a Alemanha no seu IVA Retornar preencher uma lista de vendas da CE preencher uma declaração Intrastat se o total de seus despachos valer mais do que £ 250,000.


Saiba mais sobre o cumprimento das regras do Intrastat.


Se o seu cliente não for registrado no IVA, você deve cobrar IVA a taxas do Reino Unido e incluir os montantes em seus devoluções de IVA.


Imposto de consumo na Alemanha.


Você deve verificar se você pagou impostos especiais de consumo sobre álcool, bebidas alcoólicas, produtos energéticos, eletricidade ou produtos de tabaco que você envia para a Alemanha.


Imposto corporativo e corporativo na Alemanha.


A Alemanha não tem uma taxa de imposto nacional para as empresas. Taxas de imposto sobre as empresas em média cerca de 30% dependendo do município local. Você pode descobrir mais sobre o imposto local das empresas na Germany Trade and Invest.


A nível federal, as empresas, como as sociedades de responsabilidade limitada (GmbH) e as sociedades por ações (AG), estão sujeitas ao imposto sobre o rendimento das empresas. Parcerias pagam imposto de renda pessoal (Einkommensteuer) em vez disso.


A nível local, todas as empresas estão sujeitas ao imposto comercial (Gewerbesteuer) criado pelos municípios locais. Devido a este imposto local, a carga tributária global pode variar em até 10% entre diferentes locais.


Alfândega e documentação para a Alemanha.


A Alemanha faz parte do mercado único da UE. Isso permite a livre circulação de mercadorias e serviços sem cheques aduaneiros ou precisa pagar o imposto (exceto os impostos especiais de consumo).


Os bens podem ser enviados para a Alemanha sem documentação aduaneira especial.


Os bens de consumo ou controlados precisarão de documentação extra.


Envio seus produtos para a Alemanha.


Você geralmente pode enviar amostras de seus produtos através do sistema postal.


O seu escritório de correios local também pode ser usado para exportar pequenos pedidos para a Alemanha se eles podem ser facilmente embalados e estão dentro das restrições de peso atuais.


Se você está enviando mercadorias por conta, você deve verificar se os itens não são proibidos ou restritos por serviços de correio no Reino Unido e na Alemanha.


Ao usar os serviços postais em uma base mais comercial, você deve preencher o formulário de alfândega exigido com o código da mercadoria que se relaciona com seus produtos.


Encontre seu código de mercadoria na Tarifa de Comércio do Reino Unido.


Você deve obter um Certificado de Postagem (formulário C & amp; E 132) da agência postal e você deve garantir que seja datado. Isso suporta a classificação zero do IVA de seus produtos. Se você estiver exportando os impostos especiais de consumo pagos no Reino Unido, você precisará do certificado de formulário de publicação para apoiar um pedido de reembolso do imposto especial do Reino Unido.


Para pedidos maiores, a maioria das empresas usa um serviço de transporte de correio ou frete.


Aplicam-se regras especiais se você enviar mercadorias perigosas para a Alemanha.


Uma fatura pro forma (e uma licença, se precisar de uma), deve ser anexada à sua remessa. Os registros das faturas pro forma devem ser mantidos por 4 anos.


Termos de entrega para a Alemanha.


Seu contrato deve incluir um acordo sobre os termos de entrega usando Incoterms.


Acordos comerciais.


A Alemanha é membro da UE e da Organização Mundial do Comércio (OMC).


Entre em contato com a equipe SOLVIT se você tiver problemas de acesso ao mercado relacionados à operação do mercado único.


Linguagem e cultura na Alemanha.


Os empresários na Alemanha estarão bem preparados para reuniões de cara a cara. Eles terão pesquisado minuciosamente os produtos e serviços da sua empresa antes de qualquer reunião. Você deve ser pontual em reuniões e ser capaz de responder a perguntas específicas.


As reuniões tendem a ser formais na Alemanha, a menos que você esteja em uma situação individual.


As empresas alemãs são muitas vezes de propriedade familiar e têm uma visão de longo prazo. Isso significa que eles valorizam os relacionamentos pessoais altamente, e não necessariamente vão apenas para o melhor preço, mas para uma visão ou relacionamento compartilhado a longo prazo.


Encontrar oportunidades na Alemanha.


Você deve fazer toda a pesquisa e planejamento de mercado possível antes de exportar para a Alemanha, usando tanto pesquisas de mesa quanto visitas ao mercado. Você precisa determinar se existe um mercado para seu produto ou serviço e se seu preço é competitivo.


O serviço OMIS da DIT pode ajudá-lo a pesquisar o mercado alemão.


Leilões de governo na Alemanha.


Encontre avisos de contratos públicos de alto valor da UE e do EEE em Tenders Electronic Daily (TED).


Requisitos de entrada para a Alemanha.


Você não precisa de um visto para entrar na Alemanha.


Conselhos de viagem para a Alemanha.


Se você estiver viajando para a Alemanha por negócios, verifique o Foreign & amp; Assessoria de viagem do Commonwealth Office (FCO) primeiro.


Contatos DIT para a Alemanha.


Entre em contato com um consultor comercial DIT local no Reino Unido se você estiver interessado em saber mais sobre como fazer negócios na Alemanha.


Se você quer mais informações e conselhos sobre oportunidades na Alemanha, entre em contato com a equipe DIT na Alemanha.


Documentar informações.


Publicado em 12 de novembro de 2018.


Atualizado: 18 de novembro de 2018.


18 de novembro de 2018 Mudança para os contatos tarifários da HMRC 12 de novembro de 2018 Primeira publicação.


Ajude-nos a melhorar GOV. UK.


Serviços e informações.


Departamentos e políticas.


Suporte links.


Ajuda Cookies Contato Termos e condições Rhestr o Wasanaethau Cymraeg Construído pelo Serviço Digital do Governo.


Todo o conteúdo está disponível sob a Open Government License v3.0, exceto quando indicado de outra forma.

No comments:

Post a Comment